Kombucha! Meu amor em formato de bebida probiótica!



Várias pessoas me perguntaram, então vamos esclarecer o porquê de tanto amor a ponto de me fazer abraçar uma geladeira de kombucha!!! hahaha..

Kombucha nada mais é do que uma bebida feita a partir da fermentação do chá e possui uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes, além de ser feito a partir de ingredientes naturais.

O chá ou infusão adoçado, segue um processo de fermentação e como resultado oferece qualidades probióticas (organismos compatíveis com a nossa flora intestinal), enzimas que auxiliam a digestão, além de vitaminas do complexo B e K provenientes do processo metabólico dos microrganismos. O resultado é em uma bebida saborosa, refrescante e naturalmente gasosa.

É possível fazer em casa, mas confesso que está difícil para mim, achar uma boa colônia para produção. Se você conseguir achar (primeiro me avisa né?! rs) o processo é simples:

COMO FAZER:

Primeiro, misture o chá (mate, preto, verde...) adoçado, em temperatura ambiente com a colônia. Cubra o pote com um pano, preso por um elástico e deixe em temperatura ambiente evitando a luz solar direta.

É necessário experimentar o chá de 2 em 2 dias com uma colher, já que dependendo da temperatura pode levar de 5 a 15 dias. o sabor final deve bem menos doce que o inicial e não tão avinagrado. Mas o mais importante, deve ser o sabor que mais lhe atrai.

Feita a primeira fermentação, cerca de 90% do líquido deve ser retirado e está pronto para ser saborizado! Pode ser usado frutas (pedaços ou no máximo 100ml de suco), canela, grão de café... Coloque tudo em uma garrafa (preferência pet já que o vidro pode explodir em razão da fermetação e formação de gás). Feche bem a garrafa e deixe fora da geladeira até pegar pressão naturalmente (só apertar a garrafa que dá pra perceber). Quando estiver com pressão, coloque na geladeira e beba gelado! Consuma em até 10 dias!

O scoby e o líquido que sobraram servem para refazer o processo. Se quiser dar uma pausa na produção de kombucha, adicione mais 500ml de chá e deixe por até 2 meses em um local fresco. Se por acaso o sabor do chá ficar muito acético (sabor de vinagre), despreze 90% do chá e recomece deixando fermentar por menos tempo.

TENHO PREGUIÇA (ou ainda não encontrei um bom scoby):

Nesse caso, agarre a primeira geladeira com variades que passar na sua frente como eu fiz!!!! hahahaha.. Mas sério.. existem várias marcas nacionais que fazem o kombucha!

O valor é um pouco salgadinho (de R$9,00 - comprando direto do fabricante e até R$20,00 comprando em lojas especializadas).

MARCAS QUE AMO:

- Kombucha Cult: Entregam no Rio de Janeiro, pedidos podem ser feitos pelo instagram (ig @kombuchacult.br) . Sabor que mais amo é o de abacaxi com hortelã.


- Chá Vivo: Instagram - ig @cha.vivo . Sabor que mais amo é o de Limão com gengibre


ONDE COMPRAR:

- Como falei acima o que peço em casa é o do kombucha cult, só fazer o pedido pelo instagram.

- Mas várias lojas preocupadas com aliemntação saudável ou veganas vendem, algumas dicas no Rio de Janeiro são: Talho Café, Okanossa, .org, Teva, zona sul, dentre outros estabelecimentos.

__________________

Vale lembrar que o kombucha não é remédio e para ter seus benefícios é preciso alinhar o consumo junto à um estilo de vida balanceado e saudável.

Tem mais dicas sobre kombucha?! Me conta aqui que eu adoro aprender e descobrir mais sobre ele!!!!!

#FOOD

Sem Rótulos

Stephanie Bueno

Lifestyle | Trip | Veggie | Nature